quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Risoto de Fungi

Ingredientes

60 g de Shiitake seco
200 g de Shiitake fresco em tiras
500g de arroz arbóreo ou carnaroli0
3 colheres (de sopa) de cebola picada
Azeite extra virgem
01 cálice de vinho branco seco
125 g de manteiga1
½ xícara de queijo parmesão ralado*
2 L de caldo de legumes**
1 envelope de açafrão (opcional)
*Melhor é preparar o caldo conforme a seguinte fórmula, se der preguiça, vale usar 04 tabletes de caldo de legumes que serão diluídos em 2 L de água.Caldo de legumes: 03 L de água fria, e 100 g ( 1 xicara) dos seguintes legumes: tomate, salsão, cebola, cenoura e vagem, todos cortados em pedaços de médio tamanho, e cheiro verde. Junte tudo em uma panela,e ao ferver reduza a chama, tampe e deixe reduzir o caldo até 2/3 de seu volume. Retire do fogo, peneire e mantenha quente para uso no risoto.

Amoleça o shiitake seco, por 20 minutos, em água morna e corte-o em tiras. Doure a cebola no azeite e na metade da manteiga, acrescentando o fungo seco em seguida o fresco. Mexa e deixe refogar em fogo baixo por alguns minutos e junte o arroz, seguido pelo vinho. Aumente o fogo, deixe evaporar um pouco e vá acrescentando com uma concha, o caldo de legumes, mexendo de vez em quando, cuidando pra não grudar e sempre verificando se não falta caldo. Sempre provando a consistência do arroz, verificar se está “al dente”. Se escolheu a opção “açafrão”, é hora de incorporá-lo. Chegado ao ponto de arroz “al dente”, acrescente a manteiga, o queijo ralado, misture delicadamente e apague o fogo. Sirva e bom apetite.

Mandatório para o bom risoto:Use o arroz recomendado, sabendo que é pecado mortal lavá-lo. Ocaldo de legumes dá mais trabalho mas recompensa divinamente. Use utensílios adequados (panela que contenha bem o risoto e colher de pau).Queijo ralado e vinho branco, devem ser de qualidade. Finalmente, a arte do bom risoto é não desgrudar do fogão, mexer de vez em quando, provar sempre e não deixar grudar ou amolecer. O vinho é por sua conta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário